Periódicos CSO

Instruções aos autores

Revisão por pares duplamente cega
Os procedimentos de seleção e revisão dos artigos decorrem segundo o modelo de arbitragem duplamente cega por pares académicos (double blind peer review), onde se observa, adicionalmente, uma salvaguarda geográfica: os artigos são avaliados somente por pares externos à sua afiliação. Cada artigo é apreciado por pelo menos dois pares académicos.

Âmbito dos originais

Tema geral: ensino das artes no ensino básico e secundário, perspetivas e exemplos do terreno.

A revista MATÉRIA-PRIMA recebe submissões de artigos originais segundo o tema de orientação geral da revista.


A revista procura colaborações entre professores e investigadores em ensino das artes visuais, com focagem no ensino das artes visuais ao nível pré-universitário. A revista lança o desafio de partilhar perspetivas inovadoras de desenvolvimento curricular com focagem nos seus resultados concretos.
A Revista MATÉRIA-PRIMA pretende criar um espaço internacional de partilha e de experiência no terreno, com apresentação de resultados desenvolvidos em unidades de trabalho específicas, bem como pesquisas sobre o sucesso, avaliação, e adequação de práticas e da gestão curricular. Trata-se de cruzar olhares entre os profissionais experimentados e os investigadores em práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e experiências educativas.
As contribuições para a Revista MATÉRIA-PRIMA assumem a forma de artigos segundo os seguintes requisitos:
  1. Todos os artigos são originais.
  2. Os artigos seguem a orientação temática da Revista.
  3. Os artigos observam o manual de estilo da Revista e não excedem a extensão máxima ou mínima estipulada.
  4. Os autores dos artigos contribuem parcialmente nas despesas de publicação da Revista.
  5. Os artigos são submetidos, na fase de sinopse e na fase completa, a um processo de revisão e arbitragem científica pelos pares académicos da Revista, cabendo ao Editor a decisão final de aprovação para publicação.
  6. A responsabilidade sobre a reprodução nas figuras pertence aos autores de cada artigo.

Arbitragem
Os originais serão submetidos a um processo editorial que se desenrola em duas fases, a fase de resumo provisório e a fase de artigo completo.
Na primeira fase, fase de resumos, os resumos submetidos são objeto de uma avaliação preliminar por parte do Diretor e/ou Editor, que avalia a sua conformidade formal e temática. Uma vez verificados os requisitos formais e temáticos indicados acima, será enviado a dois, ou mais, pares académicos que integram o Conselho Editorial internacional, e que determinam de forma anónima: a) aprovado b) não aprovado.
Na segunda fase, uma vez conseguida a aprovação preliminar, o autor do artigo deverá submeter, em tempo, a versão completa do artigo, observando o manual de estilo ("meta-artigo"). Esta versão do original será enviada a dois ou mais pares académicos, que integram o conselho editorial internacional, e que determinam de forma anónima: a) aprovado b) aprovado mediante alterações c) não aprovado.
Os procedimentos de seleção e revisão decorrem assim segundo o modelo de arbitragem duplamente cega por pares académicos (double blind peer review), onde se observa, adicionalmente, em ambas as fases descritas, uma salvaguarda geográfica: os autores serão avaliados somente por pares alheios à sua afiliação.
Antes da publicação os autores cumpriram com a declaração de originalidade e cedência de direitos, bem como comparticiparam nos custos de publicação.

Forma e preparação de manuscritos
Os manuscritos são enviados à Revista MATÉRIA-PRIMA segundo duas fases de aprovação, fase de resumo provisório e fase de texto completo.

Primeira fase: envio de resumos provisórios
Para submeter um resumo preliminar do seu artigo à MATÉRIA-PRIMA envie um e-mail para congressomateriaprima@gmail.com, com dois anexos distintos em formato Word for Windows, e assinalando o número da revista em que pretende publicar.
Um dos anexos contém o texto referente ao artigo anónimo, com título.
O outro dos anexos contém os dados pessoais e o título do artigo a que corresponde.
Ambos os anexos têm o mesmo nome (uma palavra qualquer do título do artigo) com uma declinação em "_a" e em "_b".
Por exemplo:

  • o arquivo "palavra_preliminar_a.docx" contém o título do artigo e os dados do autor [exemplo].
  • o arquivo "palavra_preliminar_b.docx" contém título do artigo e um resumo [exemplo].
O resumo não deverá conter qualquer menção ao autor, direta ou deduzível (eliminá-la também das propriedades do ficheiro). Não pode haver auto-citação na fase de submissão.
Estes procedimentos em arquivos diferentes visam viabilizar a revisão científica cega (blind peer review).

Segunda fase: envio de artigos completos, após aprovação do resumo provisório
Após a superação da fase de resumos provisórios o artigo completo é enviado em tempo, na forma de arquivo, contendo todo o artigo (com o seu título), mas sem qualquer menção ao autor, direta ou deduzível (eliminá-la também das propriedades do ficheiro). Também não pode haver auto-citação na segunda fase de submissão.
O arquivo deve ter o mesmo nome do anteriormente enviado, acrescentando a expressão "completo" (exemplo: "palavra_completo_b.docx") [exemplo].
As figuras que o artigo inclui são também enviadas em separado, em arquivos "jpg" nomeados por exemplo "palavra_completo_fig_01.jpg," "palavra_completo_fig_02.jpg," etc. A resolução destes arquivos deverá ser compatível com a impressão, ou seja, deverá ter no mínimo 800 pixel do lado menor (sendo 800 um valor mínimo: é preferível maior).

Artigos Originais
Os artigos propostos deverão ser originais, comprometendo-se os autores a não os candidatarem em simultâneo a outra publicação, nem os republicarem sem autorização desta revista.
Os artigos completos são acompanhados de declaração de originalidade e não publicação em outro local.

Extensão do resumo provisório e do artigo final
O resumo provisório (primeira fase de submissão) pode ter um máximo de 2.000 caracteres ou 300 palavras, sem apresentar nome do autor. Deverá incluir título, uma ou duas figuras, devidamente legendadas.
O artigo completo (segunda fase de submissão) pode ter um máximo 12.000 caracteres (incluindo espaços) no corpo do texto excluindo resumos, legendas e referências bibliográficas. Poderá incluir as Figuras ou Quadros que forem julgados oportunos (máximo de dez) devidamente legendados.

Normas de formatação do artigo original
Os textos devem ser formatados em letra Times New Roman a espaço e meio, tamanho 12 (com exceção dos Resumos, Palavras-chave, legendas de Figuras, blocos de texto citados e Bibliografia, que serão a compostos a um espaço e tamanho 11). Devem ser enviados por e-mail (estudio@fba.ul.pt) com o ficheiro de texto em Word (*.doc ou *.docx). Não pode apresentar notas de rodapé ou finais.

Componentes do artigo original
O Título deve ser descritivo e com um máximo de 150 caracteres (incluindo espaços), e traduzido também para inglês.
Segue-se-lhe a menção "artigo submetido a dia-mês-ano" (data de submissão do artigo completo).
Segue-se-lhe o resumo com um máximo de 650 caracteres, a que se seguem três a cinco palavras-chave.
Segue-se-lhe a tradução do resumo e das palavras-chave para inglês.
Segue-se-lhe o corpo do artigo, que é composto por uma parte de "Introdução" (com este ou outro título), por uma parte de desenvolvimento (composta por uma ou mais divisões com títulos numerados e começando em "1" e com eventuais subsecções até ao segundo nível, como por exemplo "1.1" etc.). O artigo encerra com a "Conclusão", que a exemplo da "Introdução" não é uma secção numerada. No final apresenta-se o capítulo "Referências" que apenas inclui as referências bibliográficas citadas ao longo do texto (e apenas essas).
Citações: as transcrições menores que duas linhas abrem e encerram com aspas verticais. As transcrições mais extensas são destacadas num bloco (tamanho 11 e entelinha 1) e em itálico, sem aspas.
Referências: as referências bibliográficas das obras citadas devem obedecer às seguintes orientações:
a) Livro:
Apelido, Nome Próprio (ano) Título do Livro: Subtítulo. Local de edição: Editora. ISBN.
b) Artigo em publicação periódica:
Apelido, Nome Próprio (ano), "Título do artigo", Nome da Revista. ISSN. Volume (número), páginas.
c) Textos em colectâneas:
Apelido, Nome Próprio (ano), "Título do texto: subtítulo." In Nome Próprio e Apelido (org.), Título da Colectânea: Subtítulo. Local de edição: Editora, páginas. ISBN.
Os vocábulos noutras línguas são formatados em itálico. Não são utilizados negritos, exceto nos títulos.
Os elementos extra textuais nos artigos são apenas "Quadros" ou "Figuras" e são inseridos no texto submetido com as legendas respetivas. Os Quadros ou Figuras devem ser referidos no correr do texto (ex. "Figura 1"), e identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos. As "Figuras" apresentam legenda numerada, por baixo, com identificação de autor, título, data, local, dimensões e menção da sua fonte (própria ou referida). Os Quadros são legendados por cima, com descrição simples do que apresentam e menção da sua origem (Fonte própria ou referida).
Cada artigo não deve ultrapassar o total de 3 Quadros e 10 Figuras.

Procedimentos para publicação após aprovação
Custos de publicação:
A publicação por artigo na MATÉRIA-PRIMA pressupõe, após aprovação, uma comparticipação de cada autor nos custos associados. A cada autor são enviados dois exemplares da revista.

Declaração de originalidade
A Revista MATÉRIA-PRIMA requere aos autores que a cedência dos seus direitos de autor para que os seus artigos sejam reproduzidos, publicados, editados, comunicados e transmitidos publicamente em qualquer forma ou meio, assim como a sua distribuição no número de exemplares que se definirem e a sua comunicação pública, em cada uma das suas modalidades, incluindo a sua disponibilização por meio eletrónico, ótico, ou qualquer outra tecnologia, para fins exclusivamente científicos e culturais e sem fins lucrativos.


Periódicos CSO / Revista MATÉRIA-PRIMA © 2016. PRINT ISSN 2182-9756 ONLINE ISSN 2182-9829 - Free Website Template by Derby Web Design